"Catequese é a minha Paixão! Com ela aprendi a ser uma cristã, a amar e respeitar minha religião. Sou catequista da 1a. Eucaristia. Faço tudo que gostaria que fizessem aos meus filhos. Me realizo na Catequese."
RSS

Só por ti Jesus...

Recados Para Orkut - recadosparaorkut.org

domingo, 21 de março de 2010

Somos Igreja

III Encontro – 22/03/2010 - Somos Igreja
- Quem é a Igreja?
A Igreja somos todos nós. Às vezes pensamos que a Igreja é aquela construção, onde as pessoas se reúnem para rezar e louvar a Deus... Não... Igreja significa POVO REUNIDO DIANTE DEUS.
Este lugar deveria se chamar CASA DA IGREJA, pois antigamente, na época dos apóstolos era assim que eles chamavam o lugar onde o povo se reunia para rezar.
TEMPLO é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso.
IGREJA – são aqueles que vão até o templo ... Cada um de nós!
Você já ouviu alguém dizer Amo minha Igreja! Amo ser Católico!?
Vamos pensar...
Oque é o Amor? Quem nós amamos?
O amor se confunde com muitos outros sentimentos. È por isso que temos que entender que só se AMA quando se CONHECE. Para querer bem a uma pessoa é preciso conhecê-la. È por isso que a Catequese é tão importante, ela é quem vai nos ajudar a conhecer a nossa Igreja, a Palavra de Deus, os Ensinamentos, as Leis. A catequese nos leva a Amar... Nem sempre estamos em sintonia coma a Igreja, suas doutrinas, ou até mesmo com nossos irmãos. Somos todos irmãos, cada um tem seu espaço na Igreja, são de movimentos diferentes, mas pertencente a mesma Igreja... Assim é preciso viver em Comunhão e Sintonia coma a Igreja (irmãos)
Como assim????
Corpo – Igreja – Comunidade
Camiseta – Movimentos – pastorais
Posso Mudar de camiseta, mas o corpo é mesmo!

 Conheço minha Igreja (religião)? Posso dizer que a Amo?
Como vimos é preciso conhecer para amar... Vamos conhecer um pouco como começou a Igreja Católica Apostólica Romana.
Tudo teve inicio com a Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus. Através do convívio dos apóstolos com Jesus, eles puderam conhecê-lo e amá-lo. Aos poucos se foi criando uma profunda afeição entre os apóstolos e Jesus. Após a ascensão (subida de Jesus aos céus), Eles foram enviados pelo próprio Jesus que mandou descer sobre eles o Espírito Santo (Pentecostes) e a partir deste momento começaram a falar em nome de Jesus, a pregar a todos que encontravam as coisas que Jesus lhes tinha ensinado. Eles formaram então as primeiras comunidades cristãs (seguidoras de Cristo), pois muitas pessoas se convertiam por causa das pregações dos apóstolos, de seus testemunhos de vida, começavam a viver de forma diferente pois seguiam os valores do Evangelho de Jesus Cristo.
Leitura: Mt 16. 15 – 18
Jesus nos envia como Evangelizadores.

Nós católicos nem sempre conhecemos nossa Igreja. Somos negligentes em muitas coisas. Por exemplo, Os Sacramentos muitas vezes são vistos como eventos sociais e não como Sinais visíveis de Deus em nossa vida.

 Você já ouviu falar da Doutrina da Igreja Católica?
A doutrina católica é constituída pelo conjunto de dogmas e verdades de fé , de ensinamentos , de preceitos e de leis da Santa Igreja.
Oque é Doutrina? O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros.

Oque é Dogma? Ponto Fundamental, indiscutível de uma crena ou religião.

Para ler: Mateus 16,19; João 8,31 - 32 e 1João 2,20.27

Ensinamento ou doutrina proposta com autoridade e explicitamente pela Igreja como revelada por Deus, exigindo-se a crença do Povo de Deus. Um dogma pode ser proposto pela Igreja numa proclamação solene (por exemplo, o dogma da Imaculada Conceição) ou através do magistério ordinário (por exemplo, a verdade de que a vida do ser humano inocente é inviolável).

"Os dogmas são luzes no caminho da nossa fé, que o iluminam e o torna seguro."

Há algumas verdades doutrinárias na Igreja Católica que são estabelecidas como "dogmas da fé", ou seja, nenhum católico que queira continuar católico pode negar ou mudar aquilo.

Isso é muito bom, por dois motivos: dão uma segurança incrível à nossa fé e impede que a Igreja Católica fique esfacelada como muitas outras religiões em que a interpretação das escrituras é plenamente livre e arbitrária.

Creia no que a Igreja ensina e tente saber a opinião correta que ela dá sobre este ou aquele assunto.

Eis alguns exemplos de dogmas: a Santíssima Trindade, a divindade de Jesus Cristo, a Imaculada Conceição de Maria, o Paraíso, o sacerdócio Ministerial, a Eucaristia.

Uffa quanto coisa... Mais porque tenho que saber isso???

Para entender oque é a Tradição da Igreja Católica, e por que ela é importante...
Vamos entender melhor...
Você tem uma tradição na sua família?
Tradição é o ato de transmitir por escrita ou verbalmente.

Tradição da Igreja Católica
Esta Tradição foi passada de povo a povo, no espaço e no tempo. A palavra Tradição, em si, significa exatamente isso: "transmitido, entregue” de pessoa a pessoa. A Santa Tradição, portanto, é aquilo que se transmite de pessoa a pessoa, e que foi entregue dentro da Igreja desde os tempos apostólicos até os nossos dias.

Assim, as doutrinas pregadas por Jesus foram preservadas pela Sagrada Tradição, que não deve ser questionada antes de ser conhecida e estudada a fundo; bem como se faz necessário, não confundi-la com a tradição humana. A Divina e Sagrada Tradição é parte do caminho que nos conduz à Salvação.
Com Base nisso podemos entender porque é importante manter a Tradição da Igreja e valorizar suas raízes.
A Catequese nos ajuda a entender o porque das coisas, e assim não fazermos por fazermos, mas entendermos porque fazemos...
Que neste ano de convívio, possamos aprender mais sobre nossa Igreja e assim amá-la mais e mais...

Você tem algum tema que gostaria de tratar na catequese, alguma duvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Juntos somos mais...