"Catequese é a minha Paixão! Com ela aprendi a ser uma cristã, a amar e respeitar minha religião. Sou catequista da 1a. Eucaristia. Faço tudo que gostaria que fizessem aos meus filhos. Me realizo na Catequese."
RSS

Só por ti Jesus...

Recados Para Orkut - recadosparaorkut.org

terça-feira, 2 de março de 2010

1o. encontro 01/03/10

1º. Encontro -Sejam Bem Vindos ____/____/____


Muitas pessoas podem perguntar: “Qual a importância de ir à catequese? É sempre a mesma coisa …”

Encontramos muita gente que já nem faz a pergunta, nem espera a resposta. Toma logo a decisão de se afastar da catequese, ou de não levar os filhos. A preocupação é puramente social: primeira comunhão, crisma para ser padrinho. Há quem diga que é sacramental. Eu digo social, porque se fosse sacramental exigia uma fé comprometida, o que não parece ser o caso.
Então para que serve afinal a catequese? Para aprender a doutrina. E o que é isso? Leis? A cumprir um regulamento, que muitos, sem conhecer e entender a fundo, consideram desatualizado?
Na catequese, pretendemos revelar a pessoa que nos ensinou o verdadeiro sentido da Fé e do Amor, isso de um maneira extraordinária e inovadora: JESUS. E isso faz-se em diversos anos, para acompanhar a evolução intelectual e afetiva das crianças. Quando se descobre este Jesus, ficamos apaixonados e libertos. Crescemos interiormente. Encontramos força, energia, para vencer, aprender, crescer.

Catequese? Oque é Catequese?
A catequese é um processo de educação da fé:

• em comunidade – porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar em comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
• é dinâmica – porque está sempre atenta às situações históricas e sociais de nossa realidade.
• é sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
• é permanente – porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.


A Catequese é:
• a missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
• uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados.
• um anúncio e serviço para procurar um vivo contato com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.


A catequese não pode e não deve ser vista como uma obrigação. Ela deve ser dinâmica, deve ser algo que você goste, que você sinta falta. Isso só acontece com as coisas que você realmente faz com carinho, com as coisas que você realmente goste de fazer...

Oque podemos fazer para que você realmente sinta vontade de vir a catequese? (sugestões)
Não podemos estar convivendo com pessoas que não sabemos quem são por isso vamos deixar registrado....

Quem sou Eu?

Meu Nome:
Meu Endereço:
O dia em que nasci:    Cidade                 Meus Pais:
O dia em que recebi o batismo: _____/_____/____ Meus Padrinhos:
Meus Irmãos:

O que mais gosto de fazer:

Catequista da Turma:   Horário dos Encontros de Catequese:

Pesquise em familia como foi escolhido o seu nome, por quê? Qual o significado que tem o seu nome:

Oração: Senhor Tu me Chamas pelo meu nome, pois me conheces mesmo antes do meu nascimento. Faça senhor, conforme a tua vontade. Amém

Fiz uma dinamica de motivação...
1 folha de sulfite para cada um... Sentados em circulo. pedir para desenharem a eles mesmos... a cada toque (palma, assobio, apito) trocar de carteira e continuar o desenho do outro... No final verão que nem tudo saiu como planejaram, mas tiverão muitas surpresas e foi muito divertido... boas lições... assim como na vida... usar como quiser a  motivação...

Boa Catequese.... Josi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Juntos somos mais...