"Catequese é a minha Paixão! Com ela aprendi a ser uma cristã, a amar e respeitar minha religião. Sou catequista da 1a. Eucaristia. Faço tudo que gostaria que fizessem aos meus filhos. Me realizo na Catequese."
RSS

Só por ti Jesus...

Recados Para Orkut - recadosparaorkut.org

sexta-feira, 9 de abril de 2010

6o. encontro e Ele crescia...

6º Encontro – 06/04/2010 - E Ele crescia ...
Texto: Lucas 2:42-52.

Introdução: A adolescência deve ser encarada normalmente, como as outras fases da vida: infância, juventude, adulta e velhice. Em todas estas etapas, enfrentamos mudanças com as quais devemos nos adaptar. Devemos entendê-la como um processo normal do indivíduo, em direção à maturidade.

A peculiaridade desta faixa etária é que todas as transformações (físicas, emocionais, psicossociais, intelectuais e espirituais), acontecem ao mesmo tempo e rapidamente.

Com Jesus não foi diferente, Ele também teve a sua adolescência e juventude. A bíblia nos informa apenas um episódio da adolescência de Jesus, episódio este que vamos analisar detalhadamente.

No segundo capítulo do Evangelho de Lucas, nós temos o único relato Bíblico sobre a adolescência do Senhor Jesus:
Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém, à festa da páscoa.
Tendo ele doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. Ao regressarem, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam seus pais.
Pensando, porém, que estivesse em sua companhia, foram caminho de um dia. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
Passados três dias, acharam-no no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam admiravam-se da sua inteligência e respostas.
Quando o viram, maravilharam-se, e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim para conosco? Teu pai e eu ansiosos te procurávamos. Respondeu-lhes ele: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? Mas eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
Então desceu com eles para Nazaré, e era-lhes sujeito. Mas sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens.
- Lucas 2:41 a 52
Eu creio que esta história não é simplesmente um acontecimento isolado na infância do Senhor Jesus, mas, de fato, mostra algo importante que precisava acontecer.
Nós vemos que a história começou quando Jesus tinha doze anos de idade, que significa o inicio da adolescência, o fato que Ele não era mais uma criança. Mesmo que os Seus pais tiveram feito a mesma viagem com Ele todos os anos desde o Seu nascimento, eles talvez não entenderem que agora estavam lidando, não com uma criança, mas com um adolescente, que tinha discernimento, sabedoria e um conhecimento da Palavra.
O primeiro ponto que chama a nossa atenção é o fato que os pais de Jesus nem perceberem a Sua ausência no início da viagem de volta para casa. Sem dúvida eles estavam acostumados com a obediência dele, e não perceberem que agora Ele estava agindo de acordo com prioridades maiores do que a vida familiar de uma criança. Neste momento, no início da Sua adolescência, o Seu chamado ministerial também estava começando a se despertar.
Nós não podemos ignorar o fato que eles não são mais crianças, nem no mundo natural nem no mundo espiritual, e que devemos estar orando e encorajando o despertamento dos seus dons e chamados ministeriais.
Este ponto principal está confirmado no versículo 46, onde vemos que três dias se passaram até que José e Maria O acharam no templo. Como mais tarde Ele ficaria no sepulcro até o terceiro dia, eu creio que o prazo de três dias durante os quais Ele ficou "perdido" nós mostra que este evento teve o significado de uma morte e ressurreição. De uma forma muito real, o menino Jesus tinha morrido, e o homem Jesus estava nascendo.
A pergunta que Maria fez ao seu filho, em versículo 48, mostra como ela não entendeu a sua decisão de ficar no templo, interpretando-a como sendo um ato até de insubordinação: "Filho, por que fizeste assim para conosco?" É claro que neste momento Maria estava olhando para Ele com olhos apenas naturais, porque ela continuou chamando o Seu padrasto José de "Teu Pai."
A resposta do Senhor Jesus, dada com o maior respeito, mostrou como as Suas prioridades tiveram mudado, algo do que Seus pais naturais deveriam estar cientes: "Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?" (Versículo 49). Jesus não estava sendo desobediente aos Seus pais terrestres, mas, sim, Ele estava começando a "tratar dos negócios de Seu Pai."
Lucas observou que José e Maria "não compreenderam as palavras que lhes dizia." Neste momento, eles não entenderem que o menino Jesus estava se tornando um adolescente, entrando no Seu chamado, e começando a operar com Seus dons de revelação, sabedoria e discernimento. É interessante observar que Maria "guardava todas estas coisas no coração", enquanto José não aparece mais no narrativo Bíblico - talvez fosse até necessário que ele saísse da cena antes que Jesus pudesse entrar na plenitude do seu ministério público com trinta anos de idade.
Os versículos 51 e 52 são os únicos na Bíblia que tratam diretamente da adolescência do Senhor Jesus. Neles nós vemos como Jesus continuou sendo sujeito aos seus pais, mesmo quando estes aparentemente não entenderem o Seu chamado e despertamento ministerial. Ele sempre obedeceu a admoestação de "honrar a teu pai e a tua mãe" (Êxodo 20:12)
Também, em versículo 52, nós vemos as quatros áreas de crescimento que são tão importantes na vida do adolescente: "crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens." O Senhor Jesus cresceu em sabedoria (crescimento intelectual), estatura (crescimento físico), graça para com Deus (crescimento espiritual) e graça para com os homem (crescimento social).

Vamos refletir...

Quais as dificuldades de Jesus quando adolescente?
Quais as suas dificuldades de adolescente?
Oque mais te chateia?
Oque mais te faz feliz?
Com quem você gosta de estar, de passear, conversar?
Como é a relação adolescente família?
A Relação Adolescente e Deus?
Quais seus medos? Seus desejos? Seus sonhos?
Oque você quer ser no futuro?
Oque tem feito pra que isso aconteça?

2 comentários:

  1. Bom dia e um abençoado Domingo!
    Amiga,
    Nunca desanime em meio às lutas, siga em frente,pois DEUS disse: Diga ao fraco que Eu sou forte.
    São nos momentos mais difíceis, que encontramos em DEUS a nossa força No salmo 46 diz: Deus é nosso refúgio,
    e fortaleza, socorro bem presente na angústia. A momentos em nossa vida em que pensamos em desistir.
    Os problemas vem, as lutas começam e parece que tudo vai se esmoronar. Mas neste momento é que devemos
    pensar no sofrimento de jó. Perdeu tudo que tinha, filhos, bens, e ainda Deus permitiu que satanás tocasse em seu corpo,
    vindo a ferir gravemente. Mas no meio daquele sofrimento, Jó da graças a Deus, porque ele sabia, que Deus ia tirá-lo
    daquela situação. E esse mesmo Deus, que hoje está dizendo, não temas eu sou teu refugio, e sua fortaleza,
    não temas que eu te ajudo. coloque sua fé em ação, e confia nesse Deus, porque no momento das tribulações,
    ele vai te livrar, porque ele é seu refugio e fortaleza. Eu amo a sua amizade!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que maravilhoso esse post!
    parabéns pelo trabalho que só tem a edificar sua vida..
    essa passagem de Jesus adolescente me fez refletir muito..
    fazia tempo que eu não lia essa passagem biblica.

    Beijos.. fica com Deus

    ResponderExcluir

Juntos somos mais...