"Catequese é a minha Paixão! Com ela aprendi a ser uma cristã, a amar e respeitar minha religião. Sou catequista da 1a. Eucaristia. Faço tudo que gostaria que fizessem aos meus filhos. Me realizo na Catequese."
RSS

Só por ti Jesus...

Recados Para Orkut - recadosparaorkut.org

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ele crescia em estatura, graça e sabedoria...

Jesus Crescia em idade e sabedoria. ( Lc. 2 51-52 )
Todos os anos, em obediência aos preceitos da Lei, os judeus eram obrigados a participarem das três principais festas religiosas que se realizavam no Templo em Jerusalém: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. Por essa razão, desde criança, JESUS com seus pais, em companhia de parentes, vizinhos e amigos, formavam uma grande caravana e viajavam de Nazaré à Jerusalém, para participarem daquelas celebrações. Era necessário a formação de caravanas para se protegerem contra os assaltos de bandidos e ladrões, que infestavam aquela região.
- Também pela Lei, aos 12 anos de idade, os homens eram considerados “cidadãos judeus”, adquirindo direitos e obrigações civis e religiosas, da mesma forma que as mulheres ficavam legalmente autorizadas a se casarem. Geralmente a declaração da “maioridade” dos rapazes, era feita no Templo, num dia da semana durante as celebrações da Páscoa.
Quando JESUS completou 12 anos de idade, a viagem à Jerusalém para participar da Páscoa, também tinha o objetivo de declarar a sua maioridade, conforme determinava a Lei. aquela primavera do ano 7 d.C., quando JESUS foi a Jerusalém para declarar a sua maioridade, encontrou a cidade muito movimentada, cheia movimentos políticos e aconteciam brigas, furtos, saques de propriedades e mortes violentas, deixando no povo um grande medo e uma imensa incerteza, pela ausência de uma autoridade constituída que mantivesse a ordem e impusesse o direito e a justiça. Em conseqüência, as famílias que chegavam para participarem das cerimônias, procuravam manter-se unidas entre si e junto de seus amigos, para que não fossem atacadas pelos assaltantes.
- Terminadas as solenidades da Páscoa Judaica, como acontecia em todos os anos, as famílias regressaram a seus lares. Entretanto, desta vez JESUS ficou em Jerusalém, sem que ninguém percebesse. José e Maria sentiram falta de sua presença, mas imaginaram que ELE estivesse com outros rapazes na caravana. Não deram grande importância ao fato porque O conheciam muito bem e sabiam, que algo de útil estava fazendo. Mas, no fim do primeiro dia de viagem, quando a caravana parou a fim de descansarem e passarem a noite, sua ausência começou a ser realmente sentida, porque ELE não apareceu para ajudar os seus pais. Com aflição, José e Maria O procuraram nas barracas das diversas famílias e não O encontraram, ninguém tinha notícias DELE. Preocupados, não conseguiram dormir e no dia seguinte, logo bem cedo, retornaram à Jerusalém em busca do FILHO.
Cada hora que passava, mais aumentavam os seus temores e as suas incertezas, porque se lembravam daquele estado de revolta e violência que estava Jerusalém. Chegaram ao entardecer, cansados da viagem e cheios de pensamentos negativos que tirava a tranqüilidade do casal. No terceiro dia, pela manhã, encontraram JESUS no Templo! ( Que alívio !)ELE estava sentado entre os escribas e doutores da lei, sendo questionado e respondendo todas as perguntas com sabedoria e discernimento, explicando os versículos da Sagrada Escritura com a autoridade que somente ELE sabia exercer. Todos estavam admirados com sua inteligência e com suas palavras. Verdadeiramente o ESPIRITO DE DEUS estava NELE e falava pelos seus lábios, pelos seus gestos e seu Coração.
- José e Maria ficaram impressionados com o que viram, aguardaram o momento oportuno e O chamaram. Maria falou:
“Meu Filho, porque agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos”. (Lc 2,48)
JESUS respondeu:
“Porque me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu PAI?” (Lc 2, 49) José e Maria não entenderam a resposta do FILHO, que como tantas outras, brotavam com graça e encantamento, de um imenso e notável mistério chamado JESUS. Também perceberam, não se tratava de uma resposta “brusca” ou “mal-educada”. JESUS sempre foi carinhoso e obediente aos seus pais. Era a manifestação da autoridade Divina que reconhecia no CRIADOR o único e verdadeiro PAI. Embora com apenas 12 anos de idade, o ESPIRITO SANTO se manifestava NELE, confirmando que ELE era de fato o FILHO ETERNO do SANTO PAI.
Por sua vez, JESUS percebendo que sem querer tinha causado aflições a José e Maria, despediu-se dos doutores da lei e seguiu com seus pais para Nazaré, obedecendo-lhes com total submissão. (Lc 2,51).
NA Bíblia, não há nada escrito sobre a vida de Jesus no período da Infância e Juventude, mas só por este momento que é descrito nas escrituras, nós podemos imaginar como foi a vida do Jovem Jesus. Obediente aos Pais, estudioso das Escrituras Sagradas. E como José era Carpinteiro, com certeza ele ensinou a Jesus a ser um excelente carpinteiro, pois somente depois dos 30 anos é que Jesus vai começar a anunciar a sua missão e edificar o Reino de Deus. Dizem alguns estudiosos que José morreu quando Jesus ainda era bem jovem, assim Jesus tinha que cuidar de sua Mãe e do sustento a casa.
Oração: Senhor, meu bom Deus, que eu possa ser obediente a Ti como foi o seu filho Jesus, que eu cresça também na sabedoria e na graça diante de Ti. Amém.
Agora vamos escrever o que nos faz crescer:
Em tamanho
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Em sabedoria .................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Em graça diante de Deus
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Complete as frases com as palavras que estão embaralhadas.
LEMRUJESA – ZEDO – ISPA – TAFES – SUSJE – PLOTEM – TODOURES
os pais de Jesus iam todos os anos .............................................. para a festa da Páscoa.
Quando completou .................... anos, Jesus foi juntamente com seus ................... a Jerusalém, para a ...................... da Páscoa.
Terminados os dias da Festa, voltaram, mas .......................... ficou em Jerusalém.
Três dias depois, seus pais o encontraram no .........................., sentado no meio dos ..........................
Leiam Efésios 6,1-4.10-17
Reflitam: Como estão vivendo as famílias, estão de acordo com a palavra de Deus?

2 comentários:

  1. OII querida passando p/ agradecer a força
    q sempre me da com os seus comentarios no meu blog, vlw mesmo... e te desejar a mesma força com muita garra sei q conceguiremos.. bju
    lindo o texto!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Josi!
    O amor é uma doação perene
    de luz e de felicidade!
    A alegria do bem que se realiza
    é o maior tesouro que podemos obter.
    Deus está dentro de você!
    A vida é bela,
    apesar das dores e dos contratempos.
    Receba o meu carinho e Forte Abraço
    obrigada!

    ResponderExcluir

Juntos somos mais...